.

.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Para defender a Petrobrás, uma chapa de luta e fôlego novo!

A Chapa 1 - Independência, Unidade e Luta – Ventos de Junho Renovando o Sindipetro-RJ surgiu da maneira mais democrática possível, passando (de fato!) pela base: fruto de 3 plenárias abertas - amplamente convocadas na categoria com a participação de mais de 100 pessoas. 

Esse processo resultou, não por acaso, em uma renovação de 40% da atual gestão (são 15 novos ativistas, em sua maioria jovens, que assumiram a luta já nos primeiros anos de Petrobrás).

A renovação também se aplica na estrutura interna do Sindicato, com a ampliação da gestão colegiada para as suas secretarias, com a aplicação de rodízio nos cargos e garantia de expressão das diferentes visões e correntes de pensamento em condições de igualdade.

A iniciativa de renovar a direção foi também um importante elemento para o exercício de autocrítica e de reconhecimento das melhorias que devem ser feitas pela atual gestão. As principais debilidades foram apontadas e, a partir disso, mudanças serão efetivadas. 

Sabemos, por exemplo, que é necessário aperfeiçoar a comunicação com a categoria. Parte disso é a divulgação mais sistemática e ampla das ações jurídicas do Sindicato que estão em andamento. A proposta, neste caso, é que no primeiro dia de gestão um novo plano e estrutura de comunicação seja implantado.

É com essa postura, reivindicando os acertos e reconhecendo os erros, que a Chapa 1 quer manter o Sindicato no caminho das lutas, construindo a FNP como alternativa de direção. Nos últimos anos, o Sindipetro-RJ assumiu posições políticas em sua maioria acertadas e sempre corajosas, se enfrentando com a direção da empresa e com o governo em todos os momentos em que se afrontou os interesses dos trabalhadores. 

Em todas as decisões, mesmo quando a categoria discordou de seus encaminhamentos, sempre foi respeitada a vontade soberana das assembleias. 

Em cada votação, em cada discussão ampla, foram realizadas cerca de 40 assembleias pelo Estado do Rio. Ou seja, uma demonstração clara de que esta direção respeita os princípios da democracia.

0 comentários:

Postar um comentário