.

.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Debate entre as chapas é marcado pela ausência de respostas de "oposição"

No último dia 11 de abril, a TV Petroleira realizou um debate entre as chapas que concorrem à eleição do Sindipetro-RJ para o próximo triênio. A iniciativa foi muito importante, pois colocou para toda a categoria petroleira a possibilidade de avaliar as posições de cada chapa e, além disso, avaliar o comportamento dos integrantes de cada grupo.

Em primeiro lugar, ficou muito clara a diferença de representatividade entre as chapas. Enquanto a Chapa 1 - Independência, Unidade e Luta - levou ao debate seis membros, a “oposição” levou apenas dois. Isso apenas reforça uma avaliação que já fizemos no boletim anterior: nossos adversários inscreveram uma chapa às pressas, com nomes coletados aleatoriamente. Resultado? Apenas dois se sentiram com condições de enfrentar os questionamentos da Chapa 1.

Mesmo assim, muitas perguntas feitas pela Chapa 1 ficaram sem resposta. Um dos questionamentos (se a FUP combina antecipadamente com o RH o que vai ter no ACT) ficou no vazio.

Já o apontamento de que um dos candidatos (Cesário) da chapa fupista não aparece em nenhuma atividade do sindicato há alguns anos teve uma resposta curiosa: “tenho histórico de luta contra Collor e FHC”. Ou seja, com base neste argumento, podemos considerar que desde que eles deixaram o poder (não governam o país há mais de 12 anos) ele não participa de nenhuma luta.

Por fim, o debate ainda nos forneceu outra conclusão: é a FUP que divide a categoria, que não aceita a unidade na luta. Questionado sobre por que a federação governista não aceita mesa única de negociação e calendário unificado de mobilização, o candidato da oposição fupista justificou com a seguinte declaração: “é porque vocês nos chamam de traidores”. 

Para a FUP, a unidade na luta só é concebida sob o seu próprio umbigo. Para a FNP, a unidade na luta se constrói apesar das diferenças, em nome da categoria e da necessidade de vitórias.

Convidamos todos os petroleiros e petroleiras a assistirem o debate, na TV Petroleira, no link acima, para tirar suas próprias conclusões e avaliar os candidatos. 

0 comentários:

Postar um comentário