.

.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Jurídico forte, um estratégico ponto de apoio às lutas diretas dos petroleiros

As ações jurídicas estão subordinadas às mobilizações, sendo um importante ponto de apoio que jamais ousará substituir as ferramentas tradicionais de luta da categoria

Parte da tarefa de melhorar nossa comunicação é dar mais publicidade às ações do Departamento Jurídico. Em nossa opinião, um dos pontos fortes da atual gestão que merece maior destaque em nossos materiais, sobretudo em relação à atualização e explicação didática da natureza das ações.

Para se ter uma ideia, são mais de 5 mil ações individuais e diversas ações coletivas que tramitam nas Justiças do Trabalho, Federal e Estadual. Uma das ações coletivas com maior repercussão e procura na categoria é a que trata da complementação de RMNR. 

Esta ação cobra diferenças decorrentes do cálculo equivocado da parcela “complementação de RMNR”, pois são deduzidas rubricas não previstas no ACT. O adicional de periculosidade, Hora de repouso e Adicional Noturno são alguns exemplos.

Desde então, o Sindipetro-RJ vem conquistando vitórias em diversas instâncias da Justiça (sempre acompanhadas de recursos da Petrobrás, que insiste em recorrer das decisões no TST). Essa movimentação vale tanto para a ação da Transpetro, como para a da Petrobrás. Apesar disso, a expectativa é de vitória definitiva, mas é necessário aguardar a decisão do Tribunal sobre os recursos apresentados pela companhia.

Outra ação importante é a relativa ao limite de teto Pós-82. O sindicato ajuizou ação coletiva para que seja considerada ilegal a limitação imposta pela Petros às contribuições pessoais vertidas para o fundo de pensões. 

Temos ainda as ações relativas à Petros (repercussão geral no STF); troca de turno, cujo processo em execução cobra o tempo gasto na troca entre dezembro de 1998 a maio de 2001; horas in itinere do Comperj, cuja ação cobra horas extras relativas ao trajeto percorrido em transporte fornecido pela empresa; cálculo correto do anuênio dos anistiados vindos de ex-subsdiárias; diferenças do FGTS pela correção da TR, dentre outras ações que estão em andamento.

Reconhecemos o trabalho desenvolvido pelo Departamento Jurídico, mas reafirmamos a luta direta como melhor ferramenta para preservar e conquistar direitos. Ou seja, as ações jurídicas estão subordinadas às mobilizações da categoria, sendo um importante ponto de apoio que jamais ousará substituir as lutas da categoria.

0 comentários:

Postar um comentário